Ementa:
O conceito de ludicidade e seu uso na educação; entendendo o brincar como um Direito da Criança; a organização do espaço para o brincar; a infância e suas especificidades; o perfil do professor brincante e a valorização da cultura infantil na escola.
Objetivos:
- Conceituar o termo ludicidade e o seu uso na educação;
- Defender o direito ao brincar entendendo-o como uma necessidade para o desenvolvimento da criança;
- Oportunizar aos participantes a organização de um espaço que lhes permitam usar a criatividade;
- Re-significar as brincadeiras tradicionais como elemento de preservação da cultura e dos laços entre as gerações;
- Perceber a importância do brincar na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental;
- Conhecer os vários tipos de brincadeiras e jogos que as crianças brincam na rua;
- Despertar o “ser lúdico” que se encontra em estado latente em cada um de nós;
- Voltar para si, soltar o corpo e eliminar as tensões para a realização de um trabalho mais ativo e produtivo.
Justificativa:
Os últimos estudos que realizamos sobre a importância do brincar e sua inserção na prática pedagógica da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, nos fez refletir a cerca da existência de um campo de contradições entre o papel que o brincar ocupa na prática educacional - demasiadamente pequeno - e o espaço considerável que esse ocupa nos discursos e teorias sobre essas práticas. Todavia, talvez influenciados pelas teorias da psicologia do desenvolvimento infantil, os professores que trabalham direta ou indiretamente nas instituições de ensino parecem reconhecer a importância que o brincar tem para o desenvolvimento das crianças, atribuindo a ele um papel fundamental (Rocha, 2005). O que não se pode negar, é a satisfação manifestada pelas crianças no contexto de uma pedagogia que valoriza as experiências lúdicas como mediadoras, e porque não dizer, promotoras do processo ensino-aprendizagem
Diante desses pressupostos, temos observado que o brincar tem sido compreendido pelas escolas como modismo, um agrado, um prêmio por algo realizado ou, o não brincar, como punição por infração de normas, um benefício concedido e não como um direto da criança, que deve ser garantido, por se tratar de uma necessidade, e estar assegurado em Lei.
Pensando nisso decidimos, fugindo dos padrões convencionais com que temos abordado o assunto, realizar essa oficina/mini-curso com o tema: “brinquedos e brincaderiras na escola: benefício concedido ou direto garantido?”, a fim de mostrar a todos que trabalham com crianças, e se interessam pelos estudos sobre o brincar, as diversas facetas de um mesmo tema, fundamentado em teorias e práticas que valorizem a criança como sujeito dos direitos e o brincar como exercício de cidadania e não apenas como simples passa-tempo.
Público Alvo:
Carga horária/nº de particpantes:
O curso terá uma carga horária de 16 horas podendo ser adaptado para 12 ou 8 horas, atendento no máximo 60 pessoas
Obs: Os participantes deverão trajar roupas leves e confortáveis.
Atividades:
Atividades:
- Exposição oral;
- Leitura e análise de textos;
- Roda de conversas;
- Construção de painéis;
- Oficina de brincadeiras:
- Musicografias – “Pode cantar que eu danço”
- Brinquedos cantados – “A magia do corpo pelo movimento”
- Brincadeiras tradicionais – “O pião entrou na roda...”
- Jogos cooperativos – “Ninguém vai sair... Todos vão brincar?”
- Brincadeiras (im)possíveis – “Será que vai dar?”
- Histórias:
- Literatura infantil – “Era uma vez...”
- Contos populares – “Quem conta um conto aumenta a simpatia”
- Os cantinhos do brincar;
- Oficina de danças:
- Danças circulares – “E nessa ciranda o mundo inteiro, é meu, é seu....”
- Oficina de Brinquedos¹
Materiais e equipamentos:
Aparelho de som; caixa amplificada; cadeiras tipo escolar sem braço; papel sulfite; papel de seda nas cores vermelha e verde; balões coloridos; massa de modelar; hidrocor; caneta azul; lápis de cor; giz de cera; tinta guache (várias cores); tinta facial; papel metro (branco ou amarelo); fita adesiva; fita crepe; barbante; tesouras; jornais; revistas.
Bibliografias:
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8069 de 13/07/1990.
______. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. MEC/SEF, 1998. 3v.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura / Cilles Brougère ; revisão técnica e versão brasileira adaptada por Gisele Wajskop. – 5ª ed. – São Paulo, Cortez, 2004. – (Coleção Questões da Nossa Época; v. 43).
CRIANÇA, Pastoral. Brinquedos e brincadeiras na comunidade. Pastoral da Crianças – Curitiba, 2005. 192p.; il.; 20,5x27,5 cm (contém anexos).
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogos Infantis: o jogo a criança e a educação/ Tizuco Morchida Kishimoto. – Petrópolis, RJ : Vozes, 1993.
KRAMER, Sônia. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para educação infantil. São Paulo – SP : Ática, 2003.
PORTO, Bernadete de Souza. Ludicidade: o que é isso mesmo?/Bernadete de Souza Porto (organizadora). – Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação; GEPEL, 2002.
REDIN, Euclides. O espaço e tempo da criança: se der tempo a gente brinca! / Euclides Redin. – Porto Alegre : Mediação, 1998. 85p. (Cadernos de Educação Infanitl).
ROCHA, M.S.P.M.L. Não Brinco Mais: a (des)construção do brincar no cotidiano educacional / Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da Rocha – 2. ed. ver. – Ijuí, Rio Grande do Sul: Ed. Unijuí, 2005. – 200 p. – (Coleção Fronteiras da Educação).
SANTOS, Santa Marli Pires (Org.). A ludicidade como ciência/Santa Marli Pires dos Santos (organizadora). – Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
________, Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
________, Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis – RJ: Vozes, 200.
________, Brinquedoteca e Infância: um guia para pais e educadores em creche. – Petrópolis, RJ : Vozes. 1999.
________, O lúdico na formação do educador. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
bem interessante as colocações sobre a importancia do brincar na escola..............pretendo desenvolver minha monografia visando esssas questões mencionadas...............me identifiquei bastante
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